ATENÇÃO: estamos passando por uma grande reformulação estratégica. A postagem das Vagas ficará suspensa até que tenhamos finalizado tudo o que vem sendo estruturado para melhor atender a todos que estão a procura de uma oportunidade no Terceiro Setor! Pedimos desculpas e contamos com a compreensão do nosso público visitante. Em breve traremos mais novidades, aguardem!
PUBLICIDADE

Indicação de Livros

Aprimore seu conhecimento através das indicações de livros aqui existentes. Clique no livro desejado para ler a sinopse e destaque-se no mercado.


PUBLICIDADE

Perguntas e Respostas

Não! Nós não realizamos entrevistas e contratações. Somos um Portal de Vagas especializado no Terceiro Setor que apenas divulga e repassa as vagas de emprego encontradas na internet através de um trabalho diário de curadoria de conteúdo especializada.
O terceiro setor mobiliza recursos através de doações de entidades privadas e pessoas físicas. E por não visarem lucro, essas entidades têm isenção tributária, o que permite que os seus ganhos sejam direcionados para a manutenção dos projetos e estrutura física.
São organizações privadas com estrutura de funcionamento como a administração pública. Não tem fins lucrativos e tem o objetivo de atuação em causas sociais. Operam nas carências dos setores público e privado e vão de encontro ao bem-estar social da população.
O Terceiro Setor foi um movimento para a reforçar os princípios da solidariedade por intermédio da sociedade civil organizada com foco em assistência para alcançar os setores mais carentes da sociedade e suas demandas.
Embora entidades de assistência como orfanatos e asilos existisse, o movimento iniciado no Brasil na década de 70, denominado Terceiro Setor, surgiu para ocupar um espaço público não estatal com o intuito de realizar de atividades sociais aos que mais necessitam.
As organizações do terceiro setor incluem associações, fundações, instituições religiosas e organizações sociais (OS), organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP) e organizações não governamentais (ONGs), estas últimas já conceituadas.
O terceiro setor é constituído por pessoas jurídicas sem fins lucrativos de direito privado e que exerçam atividades de interesse social. Ressalta-se que, desde que este não seja seu objetivo principal, todos podem gerar um superávit econômico no exercício de suas atividades principal.
Além de iniciar seu networking em grupos de Facebook, Telegram e Whatsapp, você também pode utilizar sites de Busca por Vagas de Emprego, assim como fazemos aqui no Portal de Vagas do Terceiro Setor, para pesquisar e ver quais são os empregos disponíveis no Setor de Impacto Social dentro da sua pesquisa de interesse.
O terceiro setor busca atender demandas sociais que não são sanadas pelos setores Público e Particular através da mobilização de recursos humanos e captação de recursos financeiros. Promove o exercício da cidadania e a responsabilidade social, além de gerarem emprego e renda.
Uma maneira é buscar informações junto à entidade que queira ajudar, que pode estar nas proximidades de sua moradia/empresa ou por defender causas às quais possui afinidade. Localizando a entidade, é possível verificar como localizar a melhor forma de fornecer ajuda ou doação. Depois disso, entre em contato para informar o seu interesse em colaborar e quais são os projetos daquela entidade. Com mais conhecimento sobre as ações e ao querer colaborar com o terceiro setor, será mais fácil fazer a melhor escolha.
No Brasil dividimos as atividades econômicas que são desenvolvidas pela sociedade em três setores distintos. O Primeiro Setor é referente ao Estado, setor público, que tem os poderes legislativo, executivo e judiciário como base. O Segundo Setor é formado por organizações não governamentais, que visam lucro. O Terceiro Setor é formado por instituições privadas, sem fins lucrativos, que atuam em causas sociais.
A atuação do terceiro setor tem por objetivo prestar atendimento e assistência para os indivíduos e propiciar que a sociedade civil seja mais ativa e participativa, para que o interesse comum promova melhores serviços à comunidade através de ações sociais, recursos e parcerias.
O terceiro setor é composto por instituições não governamentais, sem fins lucrativos, fundações, entidade beneficentes, institutos, associações, coletivos, entre outros, que buscam alcançar o bem-estar social dentro de sua finalidade. Não pertencem ao Estado, nem ao mercado e é definição como uma sociedade civil organizada. Essas entidades são formadas voluntariamente por indivíduos que comungam do interesse social, sendo responsáveis por atuar em questões humanitárias e defender as pautas de inclusão social, diversidade, cidadania, sustentabilidade e tantas outras que permeiam a sociedade. Gerenciam ações de impacto social e prestam serviços de filantropia.
Vamos conversar?